-
Arquitetos: Pedro Barrán Casas, Projeto de Apoio à Escola Pública Uruguaia
- Ano: 2014
-
Fotografías:Courtesy of Pedro Barrán
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta escola pública buscou responder às características do clima sub-tropical, envolvendo seus edifícios e parte do quintal com uma pele de folha de metal. Foi um dos "Finalistas Destaque" do "Concurso de Obra Realizada 2002-2014", selecionado pela Sociedade de Arquitetos do Uruguai.
Situação urbana
O bairro Extensión Sur da cidade de Bella Unión é uma área complexa que tem um assentamento informal, habitações sociais e vários terrenos vazios. Nestes últimos, o Ministério da Habitação está construindo habitações para realojar famílias do assentamento. Em um terreno central de esquina, a área para esta escola pública foi reservada.
Programa e partido
Os educadores recomendaram que a escola fosse pequena, de modo que cada criança pudesse ter um atendimento personalizado e em tempo integral, para cobrir as horas de trabalho de seus pais.
A escola possui um refeitório e uma cozinha em um prisma quadrado, além de oito salas de aula, administração e serviços em um bloco retangular de dois níveis com vista para a paisagem do Rio Uruguai. A disposição dos dois edifícios gera um átrio de acesso até a esquina e um pátio voltado para o norte.
Ventilação natural
Bella Unión é a cidade mais ao norte do Uruguai e seu clima é subtropical, mais quente e úmido do que o resto do país. Para melhorar a inércia térmica da escola, nós a envolvemos com uma pele de chapas aço corrugado. Nas fachadas Leste e Oeste são ventiladas e o pátio foi coberto.
Esta pele possui um custo elevado, portanto os outros elementos foram simplificados: as paredes interiores são de blocos de concreto sem reboco e quase não foram utilizados portões ou cercas, já que os próprios edifícios ao redor limitam a propriedade.
Espaços internos
O refeitório é acessado a partir da circulação da escola e também a partir da praça de entrada, a fim de permitir a sua utilização pela comunidade do bairro.
As salas de aula foram equipadas com lousas, quadros de avisos, prateleiras e armários, enquanto as salas de aula de pré-escola também possuem uma bancada com pia e banheiro próprio. Todos elas se voltam para a circulação, que possui caixas coloridas que individualizam cada sala de aula, formada por bancos que formam um caminho lúdico.
Espaços externos
O acesso foi equipado com bancos e iluminação. O pátio possui bancos, bebedouros, jogos, árvores e uma quadra poliesportiva. O pátio coberto foi coberto por clarabóias de policarbonato com cores mais quentes que o resto do edifício para proporcionar uma atmosfera que varia com as horas do dia.